Você sabe o que é um Plano de Negócios?

Quando se deseja abrir um negócio é essencial que o empreendedor busque todas as informações que irão lhe ajudar na realização deste sonho.

É indispensável que seja realizado um planejamento minucioso e bastante detalhado aumentando assim as chances de sucesso e consolidação da empresa.

Assim como o arquiteto constrói o seu projeto antes da execução, quem quer iniciar um negócio deve também construir o seu projeto antes do inicio de suas atividades.

É claro que muitos aspectos deste negócio só serão revelados em uma fase posterior, ao longo do dia a dia das atividades da empresa, pois afinal, a rotina de quem opta por ter o seu próprio negócio é dinâmica, intensa, de altos e baixos e que vai sendo construída e aperfeiçoada a cada dia.

Mas, embora essa seja uma característica permanente na vida do empreendedor existe um instrumento que pode auxiliá-lo e facilitar em muito a vida de todo empresário no inicio dos seus negócios. Este instrumento chama-se Plano de Negócio.

CONCEITO

O Plano de Negócio ou Plano Empresarial como também pode ser chamado é um documento escrito e que tem por princípio fundamental descrever os objetivos, os passos e metas de um negócio.

Com a criação de um plano de negócio bem feito e estruturado o empreendedor pode retratar e analisar o mercado em que pretende atuar, identificar melhor os produtos ou os serviços que pretende oferecer, como também traçar as atitudes e estratégias necessárias para o sucesso de sua empresa.

Assim como a rotina de um empreendedor o plano de negócio também é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização.

Ao construir este plano o futuro empresário deve levar em consideração questões como:

– Mix de Produtos e/ou Serviços
– Atividades Principais da Empresa
– Experiência Profissional dos Empreendedores
– Dados do Empreendimento
– Concorrentes
– Estratégia e Marketing
– Público Alvo
– Fornecedores
– Fontes de Recursos

Este tipo de Planejamento é essencial para orientar o empreendedor com relação ao seu ramo de negócio, produtos e/ou serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e principalmente os pontos fortes e fracos do seu negócio. Interligando desta forma a viabilidade da ideia à gestão da empresa.

No Brasil, infelizmente, quase metade das empresas abertas, encerram suas atividades nos três primeiros anos de sua abertura, segundo estudo divulgado pelo IBGE em 2010. Isto porque a maioria das empresas abertas desconhece a viabilidade do seu negócio, inexiste um planejamento e há um grande descontrole da gestão.

É preciso saber a diferença entre o caixa da empresa e a carteira dos empreendedores. É preciso avaliar qual investimento necessário a ser feito, em quanto tempo é possível ter o retorno deste investimento, quanto capital de giro o empreendimento deve ter, entre muitos outros questionamentos.

Por isso é imprescindível um bom planejamento para garantir a saúde do seu negócio. É importante contar com um profissional preparado para viabilizar as ideias do empreendedor junto à estrutura de mercado. O contador é o profissional mais indicado para auxiliar o empreendedor que deseja iniciar um negócio.

E para quem se encontra nesta situação (iniciando um negócio) não pode deixar de ler um livro muito especial e que ensina de forma muito divertida e clara como fazer um plano de negócio. O livro se chama o Segredo de Luísa escrito por Fernando Dolabela.

Leave a Reply